Estudantes da rede municipal de Campina Grande participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Acontece nesta terça-feira, 04, a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em todas as unidades educacionais do Brasil que tenham Ensino Fundamental II. Em Campina Grande 7.840 estudantes da rede municipal de ensino estão realizando as provas.
A OBMEP é um projeto nacional, dirigido às escolas públicas, mas instituições privadas também podem participar. A Olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
“Essa olimpíada premia nacionalmente, e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas e desperta o interesse tanto dos estudantes quanto dos professores. Todos os nossos estudantes estão hoje se submetendo a essa olimpíada e nós estamos confiantes que vamos ter medalhistas no ano de 2024”, disse Adriana Sá, gerente do Ensino Fundamental da Seduc.
Já a professora de matemática, Alexandra Ramalho, destacou a importância dos estudantes participarem da olimpíada: “É de grande relevância para a rede e para o aluno de maneira geral. A gente sempre procura aqueles alunos que se destacam mais, têm mais habilidades em matemática e, ao longo do ano, desenvolvemos um trabalho com eles. Todos estavam bem ansiosos. Eles têm uma expectativa com relação à segunda fase, as medalhas e a premiação”, disse a professora.
Codecom