Coordenadora da Mulher da PMCG reassume cargo e divulga data de instalação da Ronda da Mulher em Campina Grande
A renomeação de Talita Lucena para a Coordenadoria da Mulher, por parte do prefeito Bruno Cunha Lima, foi divulgada no Semanário Oficial da Prefeitura de Campina Grande durante o feriadão. Nessa segunda-feira, 16, a advogada confirmou para o primeiro semestre do próximo ano a instalação da Ronda da Mulher.
A Ronda da Mulher, uma das grandes novidades da Prefeitura de Campina Grande, é um equipamento que vai beneficiar mulheres em situação de violência. Todas as atividades da Ronda serão administradas pela Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Guarda Municipal.
Segundo Talita Lucena, o lançamento da Ronda da Mulher deve ocorrer no mês de março, no dia 08, para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher com essa grande conquista garantida pelo prefeito Bruno Cunha Lima e pelo Ministério da Justiça, através de emenda parlamentar do senador Veneziano Vital do Rêgo e ex- senadora, Nilda Gondim.
A Ronda da Mulher vai fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas protetivas das mulheres vítimas de violência que são usuárias dos serviços da Prefeitura de Campina Grande. A Guarda Municipal será a parceira do trabalho e vai fazer rondas diárias, nos endereços das vítimas, para garantir o cumprimento das medidas protetivas e evitar a aproximação dos possíveis agressores.
“A emenda será liberada em janeiro e de imediato vamos fazer a aquisição dos carros e de todo o aparato necessário para começar a funcionar em março de 2024″, declarou a advogada que reassumiu o cargo nessa segunda-feira, 16.
Talita Lucena é advogada, fundadora do Instituto da Mulher Paraibana, formado pela Universidade de Lisboa em Portugal, vice-presidente da Comissão da Mulher, advogada OAB, especialista em direito público e direito das mulheres, cientista política e gestora pública.
A advogada foi a única mulher na Paraíba a receber o Prêmio Internacional Destaque Nordeste, previsto em Lei para essa Categoria (Lei número 19.949/22), por sua atuação à frente da Coordenadoria da Mulher em Campina Grande.
Os trabalhos realizados pela pasta têm se destacado e recebido o reconhecimento de órgãos internacionais, a exemplo da ONU. Entre esses destaques estão o Programa Qualifica Mulher; Cartão Move Mulher e a Campanha Forró Sim, Assédio Não.
“Foi uma honra receber esse prêmio internacional, especialmente, como a única mulher paraibana no “Destaque Nordeste”. Sou muito grata a Campina e ao prefeito Bruno Cunha Lima por acreditar no meu trabalho, concluiu.
Com informações da Codecom